Poder e Governo
Ciro Nogueira não considera Moraes um 'tirano ou ditador', mas critica 'ativismo' no Judiciário
Presidente do PP avalia que juízes devem 'falar mais nos autos e parar de externar opinião sobre tudo', e espera que Lula faça 'grande escolha' para lugar de Barroso
O senador e presidente do PP, (PI), afirmou que não considera o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) um "tirano" ou "ditador", como costuma ser definido por bolsonaristas. O parlamentar, contudo, analisou que há "um excesso de ativismo" por parte do Judiciário brasileiro, o que é "ruim para as instituições e para a democracia".
Entrevista:
Leia também:
Em entrevista concedida à Band divulgada neste domingo, quando questionado se considera o magistrado um tirano ou ditador, Nogueira respondeu:
"Não acho isso não. Eu acho que existe hoje um excesso de ativismo judicial no nosso país", declarou. "É chegado o momento de dar um passo atrás, se não vamos ter uma eleição no ano que vem que a discussão será o Supremo, e isso é ruim para as instituições e para a democracia", completou.
Em relação ao julgamento que levou à condenação do ex-presidente (PL) por tentativa de golpe de Estado, o senador declarou que, por conta dos "enfrentamentos", os ministros deveriam ter "deixado para outros juízes julgarem, para ter mais isenção".
"Ficou uma situação de muita disputa. Aqui no país, temos um negócio de que 'juiz tem que ser garantista'. Juiz tem que ser juiz e seguir a lei", afirmou. "A Suprema Corte americana deveria ser um exemplo aqui, para os juízes falarem mais nos autos e pararem de externar opinião sobre tudo".
Questionado sobre o lugar deixado pelo ministro na Corte, Nogueira destacou que espera que o presidente (PT) faça uma "grande escolha". Para o senador, sua principal preocupação com o Judiciário é que "se escolham pessoas corretas e verdadeiros juízes", sem ser "de esquerda ou de direita".
Em . O senador afirmou que assuntos do tipo são pautas "sem viabilidade nenhuma" e "apenas para criar palanque".
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF