Mundo
Equipes de resgate recuperam mais corpos do incêndio em shopping center de Karachi, elevando o número de mortos para 15
CARACHI, Paquistão (AP) — Equipes de resgate recuperaram mais corpos de um incêndio de grandes proporções em um shopping center na maior cidade do Paquistão, Carachi, elevando o número de mortos para pelo menos 15, com cerca de 65 desaparecidos.
Os bombeiros extinguiram o incêndio no edifício de vários andares Gul Plaza no final da noite de domingo, quase 24 horas após o início das chamas, permitindo que as equipes de resgate entrassem no prédio. As autoridades temiam que o número de mortos pudesse aumentar ainda mais.
O chefe do governo da província de Sindh, Murad Ali Shah, disse em uma coletiva de imprensa em Karachi que equipes de resgate estavam procurando por sobreviventes e mortos. Ele afirmou que entre os mortos no incêndio estava um bombeiro. Disse ainda que o governo pagaria 10 milhões de rúpias (US$ 36.000) em indenização às famílias de cada vítima fatal.

Familiares de pessoas desaparecidas aguardam perto do local de um prédio destruído por um incêndio em um shopping center de vários andares em Karachi, Paquistão, na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. (Foto AP/Ali Raza)
O incêndio começou e se espalhou rapidamente pelas lojas que armazenavam cosméticos, roupas e produtos de plástico, disse o Dr. Abid Jalal Sheikh, chefe do corpo de bombeiros da cidade.
Alguns parentes dos desaparecidos aguardavam do lado de fora da praça incendiada na segunda-feira, na esperança de receber notícias.
Qaiser Ali disse que sua filha, nora e irmã foram às compras no sábado e estavam dentro do prédio quando o incêndio começou. Ele disse que havia falado com as três por telefone celular até domingo, quando elas pararam de responder.
“Não sei o que aconteceu com eles nem se estão vivos”, disse Ali à Associated Press. “Estamos rezando para que todos os desaparecidos sejam encontrados em segurança.”

Familiares de pessoas desaparecidas se consolam enquanto aguardam perto do local de um prédio destruído por um incêndio em um shopping center de vários andares em Karachi, Paquistão, na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. (Foto AP/Ali Raza)
Mohammad Abrar disse que conseguiu escapar do incêndio, mas seu irmão, Saifur Rehman, dono de uma loja na praça, ficou para trás. Ele disse que temia por sua segurança.
A causa do incêndio ainda não foi determinada. A polícia informou que uma investigação está em andamento.

Bombeiros vasculham os escombros de um prédio incendiado de um shopping center de vários andares após um grande incêndio em Karachi, Paquistão, na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. (Foto AP/Ali Raza)
Karachi, a capital da província de Sindh, tem um histórico de incêndios mortais, frequentemente atribuídos a normas de segurança precárias e construções ilegais. Em novembro de 2023, um incêndio em um shopping center da cidade matou 10 pessoas e feriu outras 22.
Um incêndio de grandes proporções em uma fábrica de roupas em Karachi, em 2012, matou 260 pessoas.

Equipes de resgate e bombeiros trabalham com máquinas pesadas para vasculhar os escombros de um prédio incendiado de um shopping center de vários andares após um grande incêndio em Karachi, Paquistão, na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. (Foto AP/Mohammad Farooq)
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso