Mundo Tech
Instabilidade afeta Amazon, ChatGPT, rede X e outras plataformas
Problema pode estar relacionado à Cloudflare, empresa responsável por proteger e gerenciar o tráfego de milhões de sites no mundo
Na manhã desta terça-feira (18), usuários de diversas partes do mundo relataram dificuldades para acessar grandes plataformas digitais, como a rede X, o ChatGPT e a Amazon. Segundo relatos, outras plataformas também apresentaram instabilidade. A origem da falha pode estar ligada à Cloudflare, empresa de tecnologia que atua na proteção e gerenciamento do tráfego de sites na internet.
De acordo com o portal Downdetector, que monitora reclamações de usuários, foram registradas 5.141 ocorrências relacionadas à Cloudflare por volta das 9h08. No caso da rede X, foram 1.213 reclamações às 8h42. Plataformas de bancos, como Bradesco e Banco do Brasil, também apresentaram relatos de instabilidade, assim como aplicativos como o Canva e jogos como League of Legends. O próprio site do Downdetector chegou a apresentar instabilidade durante o episódio.
Segundo informações da Bloomberg, a Cloudflare informou em seu site oficial que está investigando o problema. A página de status da empresa indicava dificuldades em seu portal de suporte ao cliente e registrava manutenções programadas em áreas específicas mais cedo naquele dia. Em determinado momento, até mesmo o site de status de interrupções da Cloudflare ficou fora do ar.
Como funciona a Cloudflare?
O software da Cloudflare é utilizado por centenas de milhares de empresas ao redor do mundo, funcionando como uma espécie de "barreira" entre os sites e os usuários finais. O sistema ajuda a proteger os sites contra picos de acessos e ataques cibernéticos que podem sobrecarregar os servidores.
Na rede Threads, usuários comentaram sobre a instabilidade: "Está caído X? Es Twitter?", questionou um internauta. "O Twitter caiu por aí também? Parece que alguém tropeçou nos cabos do servidor", brincou outro. "Twitter est down ? Pitié je vais devoir prendre une douche et sortir de chez moi du coup?", publicou uma usuária em francês.
Histórico de falhas
Com serviços utilizados por cerca de 24 milhões de sites no mundo, a Cloudflare já enfrentou instabilidades em outras ocasiões. Em julho de 2019, um bug no software fez com que parte da rede consumisse recursos computacionais excessivos, tirando do ar milhares de sites por até 30 minutos. Entre os afetados estavam a plataforma de blogs Medium, o Discord, a Shopify, o serviço de música SoundCloud, a Coinbase e o Dropbox.
Em junho de 2022, uma interrupção atingiu 19 data centers da Cloudflare, afetando uma parcela significativa do tráfego global e deixando grandes sites e serviços fora do ar por cerca de uma hora e meia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista