Internacional
Homem é condenado à prisão perpétua por matar brasileira na Itália
Marido esfaqueou mulher após ela não comparecer à audiência de separação
AJustiça na Itália manteve a pena de prisão perpétua a Vittorio Pescaglini, de 59 anos, pelo assassinato de sua esposa, a brasileira Maria Batista Ferreira, de 51 anos.
A decisão do Tribunal de Apelação de Florença pelo crime cometido em fevereiro de 2024 na cidade de Fornaci di Barga, província de Lucca, na Toscana, foi anunciada nesta quarta-feira (29).
A Corte, presidida por Anna Sacco, também manteve o pagamento provisório de 80 mil euros (R$ 468,9 mil) para cada um dos dois filhos da vítima, frutos de relacionamentos anteriores.
O processo se deu após o promotor Fabio Origlio solicitar que a sentença imposta em primeira instância, em junho de 2025, pelo Tribunal de Justiça de Lucca, não fosse alterada. Na ocasião, Pescaglini foi condenado à pena máxima por homicídio doloso qualificado.
Em ambas as etapas, o advogado de defesa do assassino, Giammarco Romanini, havia requisitado o reconhecimento de insanidade parcial do réu e a consequente redução da pena.
Segundo a reconstituição do crime, o casal havia decidido se separar de comum acordo, mas Ferreira não compareceu à audiência final. Dessa forma, Pescaglini marcou um encontro com a esposa em frente ao hotel para onde ela havia se transferido. Após uma discussão, o marido matou a mulher com diversas facadas. Em seguida, se entregou à polícia.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência