Internacional
Artemis 2 supera Apollo 13 e bate recorde de distância da Terra
Missão também deverá atingir o ponto de maior aproximação da Lua
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, confirmou nesta segunda-feira (6) que os astronautas da missão Artemis 2 quebraram o recorde de maior distância da Terra já alcançada por uma tripulação, anteriormente detido pela missão Apollo 13, de 1970.
Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen superaram a marca de 400.171 quilômetros de distância da Terra atingida pela Apollo 13. A Artemis 2 deve ir ainda mais longe, alcançando cerca de 407 mil quilômetros e ampliando o recorde histórico.
O americano Wiseman, astronauta e aviador naval, celebrou o feito e afirmou que o marco representa a continuidade da exploração espacial.
"Estamos honrando os feitos de quem veio antes e indo ainda mais longe no espaço antes de voltar para a Terra", declarou.
Além disso, a tripulação da Artemis 2 solicitou que uma cratera brilhante da Lua seja batizada de "Carroll", em homenagem à esposa de Wiseman, que faleceu de câncer em 2020.
No quarto dia da missão, a cápsula Orion deverá perder comunicação com o centro de controle da Nasa ao passar atrás da Lua, algo considerado normal nesse tipo de operação, já que o satélite natural bloqueia os sinais de rádio entre a nave e a Terra.
A Artemis 2 também deve atingir, nesta segunda-feira, o ponto de maior aproximação da Lua, a cerca de 6,5 mil quilômetros da superfície.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas