Internacional
UE prorroga sanções contra Irã por 'violações dos direitos humanos'
Restrições vão até abril de 2027 e abrangem 262 pessoas e 53 empresas
O Conselho da União Europeia anunciou a prorrogação das sanções contra o Irã até 13 de abril de 2027 devido às "graves violações dos direitos humanos".
As medidas incluem desde a proibição de viagens e o congelamento de bens, até bloqueios de exportação para Teerã de equipamentos que possam ser usados para repressão interna e equipamentos de monitoramento de telecomunicações.
Além disso, cidadãos e empresas da UE estão proibidos de disponibilizar fundos às pessoas físicas e jurídicas listadas.
O novo elenco inclui um total de 262 indivíduos e 53 entidades iranianas sob sanção.
Em meio à crise no Oriente Médio, o Comissário Europeu para Pescas e Oceanos, Costas Kadis, anunciou que irá propor aos demais integrantes da Comissão Europeia a ativação do mecanismo do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura, a fim de permitir que os Estados-Membros apoiem os setores em questão.
"Devemos reagir de forma decisiva às repercussões do conflito no Médio Oriente nos setores das pescas e da aquicultura", escreveu o comissário no X nesta segunda-feira (30), à margem da reunião do Conselho Agrifish, onde a Itália solicitou "medidas extraordinárias" para a área.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas