Internacional
Presidente de Israel telefona para cardeal e expressa 'profunda dor'
Pierbattista Pizzaballa foi impedido de rezar missa no Santo Sepulcro
O presidente de Israel, Isaac Herzog, telefonou para o cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, e expressou "profunda dor" pelo fato de o religioso ter sido impedido de rezar a missa do Domingo de Ramos na Igreja do Santo Sepulcro.
Em mensagem nas redes sociais, o chefe de Estado disse ter reiterado o "incansável empenho de Israel a favor da liberdade de religião para todas as crenças e para preservar o status quo nos lugares sagrados de Jerusalém"
"Acabei de telefonar para o patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, para expressar minha profunda dor pelo desagradável incidente ocorrido nesta manhã. Esclareci que o incidente foi desencadeado por preocupações de segurança em função da contínua ameaça de ataques de mísseis por parte do regime terrorista iraniano contra a população civil em Israel", escreveu Herzog.
Pizzaballa, que é crítico da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, foi impedido de entrar em um dos locais mais sagrados do cristianismo quando se dirigia ao templo com o custódio da Terra Santa e da Igreja do Santo Sepulcro, monsenhor Francesco Ielpo.
Devido à proibição, o cardeal italiano conduziu uma celebração sem a presença de fiéis no Monte das Oliveiras.
"Diante de Jerusalém e na situação muito complicada que estamos vivendo, queremos nos reunir com Jesus, queremos entrar em Jerusalém e aprender mais uma vez como habitar nessa cidade e permanecer sempre como uma comunidade que quer construir solidariedade, amizade, fraternidade e comunhão entre todos nós e ser instrumento de paz e reconciliação", disse Pizzaballa.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.
-
5
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório