Internacional
Candidatos de direita lideram pesquisas para eleições na Bolívia
Pleito deve marcar fim de 20 anos de governos de esquerda
Após 20 anos de governo de esquerda, dois candidatos conservadores lideram as pesquisas para as eleições presidenciais do próximo domingo (17) na Bolívia.
Segundo levantamento do institutos Ipsos Ciesmori, o empresário e ex-ministro do Planejamento Samuel Doria Medina, que se define como "social-democrata", encabeça a preferência do eleitorado com 21,2% das intenções de voto, em empate técnico com o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga (2001-2002), com 20%.
Por outro lado, nem o presidente do Senado, o independente de esquerda Andrónico Rodríguez, nem o ex-ministro de Governo Eduardo del Castillo, candidato do presidente Luis Arce e do partido Movimento ao Socialismo (MAS), chega aos dois dígitos nas pesquisas: o primeiro tem 5,5%, e o segundo, 1,5%.
Como todos os candidatos estão longe de obter maioria absoluta, espera-se um segundo turno em 19 de outubro.
Evo Morales, ex-líder cocalero e primeiro presidente indígena na história da Bolívia, foi eleito em 2005 e governou até 2019, sendo sucedido por Arce, um ex-aliado de quem ele se tornaria ferrenho opositor.
O ex-mandatário chegou a tentar uma nova candidatura, mas foi proibido pelo Tribunal Constitucional. Procurado pela polícia devido a uma acusação de tráfico humano envolvendo uma menor de idade, algo que ele nega, Morales pediu para seus apoiadores boicotarem as eleições.
Paralelamente, a maioria dos eleitores culpa o MAS pela crise econômica no país, com uma grave escassez de dólares e combustíveis, e pela escalada da violência.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados