Internacional
Contrariando críticas de aliados sobre Gaza, este país europeu mantém acordos de armas com Israel
A Finlândia não pretende rever acordos de armas com Israel, apesar das crescentes críticas na Europa à guerra de Israel em Gaza, afirmou o ministro da Defesa finlandês, Antti Hakkanen, em entrevista divulgada nesta terça-feira (12).
Em novembro de 2023, o Ministério da Defesa israelense anunciou a assinatura de um acordo com a Finlândia para a venda do sistema de defesa antimísseis Estilingue de Davi (David's Sling), no valor de € 317 milhões (quase R$ 2 bilhões).
"Se o acordo para o fornecimento de mísseis de defesa antiaérea fosse cancelado agora, o resultado seria que toda a aquisição voltaria à estaca zero. A obtenção dessa capacidade de defesa antiaérea necessária seria adiada por vários anos. A Finlândia também teria que pagar multas contratuais significativas. Em outras palavras, o dinheiro iria para Israel, mas a Finlândia não obteria a capacidade de defesa antiaérea de que necessita", disse Hakkanen à emissora Yle.
O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, afirmou em junho que a Finlândia não deveria fechar novos acordos de armas com Israel devido à crise humanitária na Faixa de Gaza. Vários países europeus suspenderam a venda de armas para Israel desde 2023 por medo de que elas possam ser usadas na guerra de Gaza.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados