Internacional
Trump declara controle federal e 'emergência pública de segurança' em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 11, que está colocando a capital americana, Washington D.C., "sob controle federal direto" por conta da "alta criminalidade" registrada na cidade. Trump declarou emergência pública de segurança na capital dos EUA.
Segundo Trump, a operação vai focar em gangues, traficantes de drogas e redes criminosas que operam na cidade. "Washington não será mais um santuário para imigrantes ilegais", afirmou.
Na coletiva, o republicano disse que essa é uma "ação histórica para salvar a capital de criminosos" e afirmou que enviará a Guarda Nacional ao local para "ajudar a restabelecer a segurança em Washington". Tudo isso, segundo ele, será feito "bem rápido".
"Estamos tomando de volta para nós a nossa capital. O Departamento de Polícia Metropolitana de Washington também estará sob controle federal", acrescentou. O republicano assegurou que "não levará anos até deixarmos Washington segura de novo", e pontuou que a cidade terá "muitos agentes do FBI nas ruas e vamos trazer militares se for preciso".
No domingo, 10, Trump havia publicado na Truth Social que moradores de rua de Washington "precisam se mudar imediatamente", sem entrar em detalhes.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira