Internacional
Putin terá vantagem em encontro com Trump no Alasca, diz Bolton
Em entrevista, Bolton diz que Putin tem a vantagem de ser pioneiro na negociação "porque seu plano de paz já está sobre a mesa".
O ex-assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, afirmou em entrevista à emissora ABC News neste domingo (10), que o presidente russo, Vladimir Putin, terá vantagem no encontro marcado com o homólogo estadunidense, Donald Trump, no Alasca, no próximo dia 15.
"Ele [Trump] deu a Putin a vantagem de ser o pioneiro porque seu plano de paz está sobre a mesa. Já está claro pelas próprias declarações de Trump que ele acredita que Zelensky deveria emendar a Constituição [ucraniana] para que a Ucrânia possa ceder território", disse Bolton.
Há poucos dias, o Kremlin e a Casa Branca anunciaram que Putin e Trump se encontrariam no Alasca em 15 de agosto.
Como esclareceu o assessor do líder russo Yuri Ushakov, o enviado especial do presidente dos EUA, Steven Witkoff, durante sua visita à Rússia, mencionou no Kremlin a opção de uma reunião trilateral entre Putin, Trump e o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, mas o lado russo o deixou sem comentários, oferecendo-se para se concentrar na preparação da cúpula bilateral.
Putin disse na quinta-feira (7) que seu encontro com Zelensky é possível, mas que deve haver condições para tais negociações, que ainda estão longe de estar criadas. O próprio Zelensky disse que não faria concessões territoriais, citando a Constituição da Ucrânia.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico