Internacional
Líderes da OTAN 'fazem o que eu quiser', diz Trump destacando reviravolta na posição global dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os líderes da OTAN estão agora completamente alinhados com sua agenda e deu crédito a sua liderança para o que ele descreveu como uma reviravolta dramática na posição global dos Estados Unidos da América.
Em uma entrevista à CNBC na terça-feira (5), Trump disse que os EUA passaram de um "país morto" para "o país mais ativo de qualquer parte do mundo", em vários meses desde a sua tomada de posse.
"Isso me foi dito por todos os líderes da OTAN, que fazem o que eu quiser", disse o chefe da Casa Branca, alegando elogios semelhantes da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar. "Estou muito feliz em ajudar", acrescentou o republicano.
Por anos, Trump pressionou os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte a aumentar o gasto com defesa enquanto advertia que os EUA não defenderiam países que não atingissem os objetivos do bloco. Na cúpula da Aliança Atlântica em julho, os membros do bloco se comprometeram a aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB até 2035, acima do limiar anterior de 2%.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil