Internacional
Órgão do governo Trump condena prisão domiciliar de Bolsonaro, critica Moraes e ameaça autoridades
O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, ligado ao Departamento de Estado dos EUA, fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter determinado a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (4).
Em uma postagem na rede social X, o órgão do governo do presidente Donald Trump classificou Moraes como um "violador de direitos humanos" e o acusou de utilizar as instituições do Brasil para "silenciar a oposição e ameaçar a democracia".
"Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar!", afirma a publicação.
O post também contém um aviso direcionado a outras autoridades envolvidas ou que prestem apoio à decisão.
"Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas."
Prisão
Nesta segunda, Bolsonaro teve sua prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na decisão, Moraes vaticinou: "A justiça é cega, mas não é tola."
Na decisão, o ministro justificou que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas a ele ao ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.
Moraes afirmou, no documento que oficializa o decreto, que Bolsonaro usou redes sociais de aliados, incluindo seus três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com "claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil