Internacional
Alemanha: quase 60% da população está insatisfeita com governo de Friedrich Merz, revela pesquisa
A maioria dos alemães está insatisfeita com o novo governo de coalizão do primeiro-ministro do país Friedrich Merz, segundo uma pesquisa do instituto INSA encomendada pelo jornal Bild.
O índice de insatisfação com o governo subiu para 58% em julho, ante 44% no início de junho. Além disso, 56% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com o desempenho de Merz no cargo, um aumento em relação aos 45% registrados em junho. Já 31% afirmaram estar satisfeitos com sua atuação, número inferior aos 36% do mês anterior.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de julho, com 1.203 cidadãos alemães.
Merz foi eleito chanceler em 6 de maio, após o segundo turno de votação no parlamento alemão. O novo gabinete foi formado no mesmo dia.
Os alemães foram às urnas em uma eleição federal antecipada no dia 23 de fevereiro, quando a aliança conservadora União Democrata Cristã/União Social Cristã venceu a disputa com 28,6% dos votos, seguida pelo partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve um recorde de 20,8%.
Já o Partido Social-Democrata, sigla de centro-esquerda do ex-primeiro-ministro Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar com 16,4% — o pior resultado de sua história.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados