Internacional
Hungria não forneceu armas à Ucrânia e não planeja mudar de posição, diz ministro
A Hungria é o único estado-membro da OTAN que não enviou armas à Ucrânia e não forneceu financiamento para tais entregas, disse o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, à Sputnik.
"A Hungria é o único estado-membro da OTAN que nunca entregou armas à Ucrânia e que nunca contribuiu financeiramente para nenhuma entrega de armas, e definitivamente não temos a intenção de mudar essa nossa posição", disse Szijjarto.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, a Hungria vem pedindo paz desde o início do conflito na Ucrânia, o que não condiz com o envio de armas.
O governo húngaro, inclusive, se opôs ao aumento do orçamento da União Europeia (UE), chamando a mudança de "orçamento da Ucrânia". A medida, então discutida, está relacionada ao aumento do orçamento do bloco e aos fundos a serem destinados à Ucrânia no orçamento da UE para 2028-2034.
Entretanto, outras potências que compõem a aliança militar seguem ampliando ajuda militar às forças ucranianas. Recentemente, países europeus decidiram comprar armas dos EUA para enviar à Ucrânia.
Em encontro realizado há algumas semanas com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Washington forneceria armas à Ucrânia, com os países europeus cobrindo todos os custos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados