Internacional
UE enfrenta redução de renda e consumo per capita pela 1ª vez desde 2022

No primeiro trimestre do ano, a União Europeia (UE) registrou uma queda simultânea na renda e no consumo per capita pela primeira vez desde 2022, segundo análise da Sputnik com base em dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).
O consumo das famílias por pessoa na UE caiu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, após aumento de 0,4% no trimestre anterior. Já a renda real das famílias por habitante recuou 0,2%, depois de ter subido 0,3% no quarto trimestre de 2024.
Segundo o levantamento, as últimas vezes que uma crise desse tipo ocorreu na região foram em 2020, durante a pandemia de COVID-19, e no quarto trimestre de 2022.
A taxa de poupança do bloco aumentou 0,2 ponto percentual (p.p.) no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, após ter registrado quedas por dois trimestres consecutivos.
Entre os Estados-membros com dados divulgados, a taxa de poupança das famílias subiu em sete países, com o maior crescimento na Hungria (alta de 1,6 p.p.), seguida por Bélgica e Países Baixos (aumento de 0,7 p.p. cada).
Por outro lado, oito países tiveram redução, com as quedas mais acentuadas ocorrendo na Grécia (-3,6 p.p.) e em Portugal (-3 p.p.).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B