Internacional
Itália impõe código para influencers com multas de até 600 mil euros
Normas deverão ser seguidas por influenciadores 'significativos'
A Itália aprovou nesta quinta-feira (24) um código de conduta que precisará ser seguido por influenciadores digitais do país.
As normas autorizadas por Massimiliano Capitanio, comissário da Autoridade Reguladora das Comunicações, se aplicarão a influencers "significativos", ou seja, que possuem mais de 500 mil seguidores ou mais de um milhão de visualizações em seus conteúdos.
"O objetivo é fornecer regras simples e diretamente aplicáveis aos criadores de conteúdo, a fim de proteger sua profissão e seus usuários. Esses profissionais são comparáveis a emissoras de TV e, portanto, têm total responsabilidade editorial", disse Capitanio.
Entre as regras que deverão ser seguidas pelos influenciadores nas redes sociais estão o compartilhamento de informações precisas e imparciais, respeito à dignidade humana, combate ao discurso de ódio, proteção de menores de idade e transparência nas comunicações comerciais.
O descumprimento das regras do código de conduta italiano, de acordo com o órgão regulador, poderá acarretar em multas de 250 mil euros (R$ 1,6 milhão) até 600 mil euros (R$ 3,8 milhões).
"Este é um passo crucial para estabelecer um novo equilíbrio entre a liberdade de expressão, os direitos dos usuários e as responsabilidades dos criadores digitais. Uma medida moderna e sensata que valoriza a profissão e protege os usuários", avaliou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil