Internacional
Papa recebe ligação de Abbas e renova apelo por civis de Gaza
Leão XIV também ressaltou urgência de ajuda humanitária
O papa Leão XIV recebeu na manhã desta segunda-feira (21) um telefonema do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na esteira do ataque israelense contra a única paróquia católica da Faixa de Gaza, que deixou três pessoas mortas.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice americano "renovou o apelo em defesa do pleno respeito do direito internacional humanitário, sublinhando a obrigação de proteger civis e lugares sacros e a proibição do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população".
"Dada a dramática situação humanitária, enfatizou-se a urgência de prestar socorro a quem está mais exposto às consequências do conflito e de permitir a entrada adequada de ajuda humanitária", acrescenta a nota do Vaticano.
Na última sexta (18), Leão XIV já havia recebido um telefonema do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, de quem cobrou respeito a locais de culto e um cessar-fogo na Faixa de Gaza, palco de um conflito que já deixou cerca de 60 mil mortos em menos de dois anos.
O ataque israelense à Igreja da Sagrada Família deixou três mortos e mais de 10 feridos, incluindo o padre argentino Gabriel Romanelli, que sofreu lesões na perna e era interlocutor frequente do finado papa Francisco.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico