Internacional
Reivindicações dos EUA para o papel de 'único dono do mundo' fracassaram, diz centro turco
As reivindicações do imperialismo americano sobre o papel de "dono do mundo" fracassaram, o mundo multipolar tornou-se uma "realidade objetiva", diz a declaração final do Centro de Estratégia Nacional da Turquia (USMER) após a conferência internacional Mediterrâneo Oriental-Mar Negro'25 que contou com a participação de 17 países em Istambul.
A Rússia defende que no mundo se desenvolva uma ordem multipolar, onde todos concordem entre si e busquem soluções, disse anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin.
"As pretensões do imperialismo americano para o papel do único dono do mundo fracassaram. Um mundo multipolar não é mais uma esperança, mas uma realidade objetiva. Partilhamos e saudamos todos os esforços para unir os países do mundo contra o sistema ocidental em colapso em uniões regionais como o BRICS, a Organização para a Cooperação de Xangai (OCX), as Uniões Africanas e Latino-Americanas, ASEAN, União dos Países Islâmicos, Liga de Estados Árabes, a Organização de Cooperação Econômica e a Organização dos Estados Túrquicos, bem como libertação das Nações Unidas da ditadura do Ocidente e responder às exigências dos Estados que aspiram à independência e dos povos que buscam a liberdade", detalha o comunicado.
O Centro de Estratégia Nacional da Turquia conduz pesquisas nas esferas política, social, econômica, científica, técnica e cultural. Ele desenvolve programas e projetos necessários para o desenvolvimento da Turquia, coleta dados, prepara relatórios analíticos e propõe soluções práticas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil