Internacional
Hipocrisia de Oslo: mídia divulga como Noruega ganha dinheiro na Ucrânia ao falar de 'boa causa'
A Noruega está lucrando com o conflito ucraniano, enquanto usa o pretexto de ajudar Kiev, escreve a mídia Steigan.
A publicação destaca que Oslo está ganhando muito dinheiro graças a um conflito que sacrifica vidas todos os dias e ameaça a estabilidade de toda a Europa.
"Enquanto a propaganda constrói a imagem da 'boa Noruega' que ajuda a Ucrânia em um momento difícil, bilhões fluem para o tesouro norueguês", ressalta a publicação.
Neste contexto, continua o artigo, a Noruega se aproveita do conflito russo-ucraniano, escondendo-se atrás de uma "boa causa".
O autor sublinha que a Noruega está se beneficiando financeiramente do confronto na Ucrânia, ganhando bilhões com o aumento dos preços da energia após as sanções antirussas e o aumento das receitas de seu fundo soberano de petróleo.
Assim disso, finaliza o artigo, os padrões duplos da Noruega minam a credibilidade de sua posição sobre direitos humanos quando o país condena as violações por parte de seus adversários, mas ignora ações semelhantes de aliados como a Ucrânia.
Anteriormente, o atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, disse que pediu aos Estados Unidos que fornecessem dez sistemas de defesa antiaérea Patriot para as Forças Armadas da Ucrânia. Segundo ele, a Noruega planeja financiar a compra de três destes sistemas.
Mais tarde, o Kremlin informou que Moscou está monitorando de perto todas as declarações sobre o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico