Internacional
Desenterram na Turquia um templo de 6.000 anos com altar e 'canal ritual de sangue' (VÍDEO)
Os arqueólogos descobriram o local de um templo de 6.000 anos durante escavações na vila de Tadim, na província de Elazig, no centro-leste da Turquia.
O local, que remonta ao Calcolítico superior e ao início da Idade do Bronze, revela um dos primeiros exemplos conhecidos de arquitetura ritual na Bacia Superior do Eufrates, escreve Arkeonews.
O projeto de escavação, realizado sob a coordenação do Ministério da Cultura e Turismo e liderado pela Direção do Museu Elazig, concentra-se na fortaleza e no monte de Tadim, um proeminente montículo arqueológico de aproximadamente 35 metros de altura que cobre uma área de 210 por 160 metros.
Em duas seções do montículo, pesquisadores desenterraram o complexo de um templo com um "canal de sangue" ritual contendo restos humanos e animais, juntamente com uma pedra do altar com marcas de facas. Estes achados sugerem que os rituais de sacrifício, possivelmente envolvendo animais e humanos, eram realizados como oferendas a divindades, refletindo as crenças espirituais do período, detalha o portal.
A equipe também descobriu quatro pódios, provavelmente usados para colocar oferendas votivas, uma lareira sagrada e vários itens cerimoniais e domésticos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico