Internacional
Reino Unido: Starmer vence votação de reforma para bem-estar, mas somente após diluir proposta
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, venceu uma votação crucial no Parlamento britânico sobre seus planos de reduzir os gastos com bem-estar social, mas apenas após diluir as medidas para acalmar a oposição dentro de seu próprio partido.
O projeto de lei passou por 335 votos a 260, após o governo suavizar e adiar cortes nos benefícios para pessoas com deficiência. Mesmo assim, 49 parlamentares trabalhistas votaram contra. Isso representa um golpe para a autoridade de Starmer, que enfrenta uma economia lenta e baixa aprovação.
A reversão na política de bem-estar é a terceira vez em poucas semanas que o governo mudou de curso sob pressão. Em maio, abandonou um plano para encerrar os subsídios de aquecimento doméstico de inverno para milhões de aposentados. Em junho, Starmer anunciou uma investigação nacional sobre abuso sexual infantil organizado após pressão de políticos da oposição e do bilionário americano Elon Musk.
As reversões também dificultam para o governo investir em serviços públicos sem aumentar impostos. O governo estimava que suas reformas no bem-estar social economizariam 5 bilhões de libras por ano. Agora, não está claro se economizará algum dinheiro. Fonte: Associated Press*.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados