Internacional
Programas da USAID para a Ucrânia podem ser encerrados neste ano, diz mídia
Os programas para a Ucrânia da extinta Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), que foram transferidos para o Departamento de Estado, podem ser encerrados até o final do ano, informou a mídia ucraniana, citando autoridades familiarizadas com o assunto.
"Muitos dos implementadores desses programas faliram [...]. Ficarei muito surpreso se esses contratos chegarem ao final do ano", disse um dos ex-funcionários da USAID, segundo o Kyiv Post.
Contratos existentes relacionados à Ucrânia foram transferidos para o Departamento de Estado, mas o departamento carece de mecanismos legais para gerenciá-los e não tem um plano para sua implementação legal, segundo a reportagem. Isso diz respeito a programas relacionados a saúde, energia e segurança cibernética.
Em 2 de fevereiro, o então chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), Elon Musk, chamou a USAID de "organização criminosa" que "precisa morrer". Musk disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, concordou em fechar a USAID.
Em 1º de julho, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que a USAID estava encerrando oficialmente a administração de programas de ajuda externa, enquanto alguns dos programas seriam transferidos para o Departamento de Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados