Internacional
Senador republicano desiste de reeleição após se opor a 'grande e bonito' projeto de Trump
O senador norte-americano Thom Tillis, do Partido Republicano, anunciou neste domingo, 29, que não buscará a reeleição em 2026, um dia após declarar oposição ao "grande e bonito" projeto de lei tributário apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devido aos cortes em programas de saúde.
A decisão abre uma oportunidade política para os democratas nas eleições legislativas de meio de mandato, ao liberar uma cadeira na Carolina do Norte, Estado historicamente bem disputado. Atualmente, os republicanos detêm maioria de 53 a 47 no Senado.
Tillis, que estaria elegível para um terceiro mandato, afirmou sentir orgulho de sua trajetória no serviço público, mas mencionou que o ambiente político está adverso para quem adota posições independentes dentro do próprio partido.
"Em Washington, nos últimos anos, ficou cada vez mais evidente que líderes dispostos a abraçar o bipartidarismo, o compromisso e o pensamento independente estão se tornando uma espécie em extinção", disse ele em comunicado. "Às vezes essas iniciativas bipartidárias me colocaram em apuros com meu próprio partido, mas eu não mudaria nenhuma delas."
Trump reagiu com ataques em publicações na Truth Social, acusando Tillis de buscar atenção ao votar contra o avanço do projeto na noite deste sábado. O presidente também ameaçou fazer campanha contra o senador. "Tillis é um falador e reclamão, NÃO UM REALIZADOR", escreveu.
*Com informações da Associated Press
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados