Internacional
Itália e França mostram preocupação com acordo UE-Mercosul
Ministros dos países pediram medidas 'eficazes' de proteção
Os ministros da Agricultura da Itália e da França, Francesco Lollobrigida e Annie Genevard, respectivamente, manifestaram nesta sexta-feira (27) preocupação com o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
Em um comunicado conjunto, os dois políticos declararam que a entrega em vigor do pacto sem medidas "eficazes" de proteção aos agricultores seria "prejudicial ao setor agrícola, ao dinamismo das áreas rurais e à soberania alimentar" do continente.
"Tais medidas também devem evitar que produtos importados causem uma concorrência exacerbada no mercado europeu, oferecendo garantias suficientes quanto ao cumprimento das normas sanitárias, ambientais e sociais", diz o texto.
Paralelamente, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reafirmou apoio ao acordo UE-Mercosul, mas ressaltou a importância de considerar as preocupações dos agricultores.
A posição do governo italiano, reafirmada no início da semana no Parlamento pela primeira-ministra Giorgia Meloni, pede o fechamento do acordo com o mercado sul-americano, garantindo que isso não penalize os agricultores e produtores italianos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil