Internacional
Itália confirma apoio ao acordo entre UE e Mercosul
Tajani, porém, chamou atenção para preocupações de agricultores
O governo italiano reafirmou nesta sexta-feira (27) o apoio do país ao acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, mas ressaltou a importância de considerar as preocupações dos agricultores.
A declaração foi dada pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, durante encontro com seu homólogo do Uruguai, Mario Lubetkin, em Roma.
"Tajani confirmou ao seu homólogo o apoio da Itália à finalização do acordo UE-Mercosul, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de levar devidamente em conta as preocupações dos principais setores produtivos, como a agricultura", diz o comunicado da Farnesina.
A posição do governo italiano, reafirmada no início da semana no Parlamento pela primeira-ministra Giorgia Meloni, pede o fechamento do acordo com o mercado sul-americano, garantindo que isso não penalize os agricultores e produtores italianos.
Na reunião na sede do Ministério das Relações Exteriores, Tajani confirmou a prioridade da América Latina para a política externa italiana, ressaltando a vocação do país europeu para ser a voz do continente latino-americano em Bruxelas e nas capitais europeias.
Nesse sentido, Roma sediará a próxima Conferência Itália-América Latina em outubro.
O encontro com o chanceler uruguaio ainda proporcionou uma oportunidade para avaliar o "excelente estado das relações bilaterais, caracterizadas por laços profundos nas esferas política, comercial e cultural, e também fortalecidas pela significativa presença italiana no país".
Tajani e Lubetkin também concordaram sobre as principais questões internacionais, principalmente os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia. Em relação a este último conflito, o Uruguai participará pela primeira vez da Conferência sobre a Recuperação da Ucrânia em julho, coorganizada em Roma pelos governos da Itália e de Kiev.
Por fim, Tajani aproveitou a oportunidade para convidar Lubetkin para a próxima cúpula sobre a Italofonia, que será realizada na Itália nos próximos meses.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados