Internacional
EUA não assumirão controle de petróleo do Irã e não há necessidade de acordo nuclear, diz Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (25) que os EUA manterão a estratégia de sanções e pressão máxima sobre o Irã, mesmo após o fim das hostilidades entre Teerã e Israel. Apesar disso, Trump confirmou que pretende abrir um canal de diálogo com o regime iraniano, e disse que vai "conversar com o Irã na próxima semana".
Segundo ele, durante coletiva de imprensa na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um novo acordo nuclear não está descartado, mas também não é prioridade. "Não vejo necessidade, mas podemos assinar acordo com o Irã", afirmou. Trump adotou um tom crítico em relação a aliados. Questionado sobre a atuação de Tel Aviv, disse que não confia "na inteligência israelense".
Sobre os interesses energéticos em jogo, o presidente rejeitou qualquer intenção dos EUA de se apropriar dos recursos iranianos. "Não vamos assumir o controle do petróleo", afirmou, lembrando que "o Irã tem bastante petróleo". Trump também mencionou a China. "Eles querem comprar petróleo. Podem comprar do Irã, dos EUA ou de outros", acrescentou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil