Internacional
BRICS demonstra preocupação com a escalada da 'situação de segurança no Oriente Médio'

O Itamaraty publicou nesta terça-feira (24) um comunicado conjunto com os países do BRICS demonstrando preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio e pedindo a criação de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio.
"Guiados pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, o BRICS permanece comprometido com a promoção da paz e da segurança internacionais e com o fomento da diplomacia e do diálogo pacífico como único caminho sustentável para a estabilidade duradoura na região. Nesse sentido, também reafirmamos a necessidade de estabelecimento de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio, em conformidade com as resoluções internacionais pertinentes", afirmou o comunicado.
No texto, os países também demonstraram preocupação com os ataques contra instalações nucleares de natureza pacífica, o que representa uma violação ao direito internacional.
Os países do BRICS reiteraram que os ataques de Israel contra o Irã, realizados a partir de 13 de junho, foram uma violação do direito internacional e da Carta da ONU.
"Diante do aumento das tensões com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacionais, bem como para a economia mundial, destacamos a necessidade urgente de romper o ciclo de violência e restaurar a paz. Apelamos a todas as partes para que se engajem, por meio dos canais de diálogo e diplomacia existentes, com vistas a apaziguar a situação e resolver suas divergências por meios pacíficos", afirmou a declaração conjunta.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira