Internacional
BRICS demonstra preocupação com a escalada da 'situação de segurança no Oriente Médio'
O Itamaraty publicou nesta terça-feira (24) um comunicado conjunto com os países do BRICS demonstrando preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio e pedindo a criação de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio.
"Guiados pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, o BRICS permanece comprometido com a promoção da paz e da segurança internacionais e com o fomento da diplomacia e do diálogo pacífico como único caminho sustentável para a estabilidade duradoura na região. Nesse sentido, também reafirmamos a necessidade de estabelecimento de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio, em conformidade com as resoluções internacionais pertinentes", afirmou o comunicado.
No texto, os países também demonstraram preocupação com os ataques contra instalações nucleares de natureza pacífica, o que representa uma violação ao direito internacional.
Os países do BRICS reiteraram que os ataques de Israel contra o Irã, realizados a partir de 13 de junho, foram uma violação do direito internacional e da Carta da ONU.
"Diante do aumento das tensões com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacionais, bem como para a economia mundial, destacamos a necessidade urgente de romper o ciclo de violência e restaurar a paz. Apelamos a todas as partes para que se engajem, por meio dos canais de diálogo e diplomacia existentes, com vistas a apaziguar a situação e resolver suas divergências por meios pacíficos", afirmou a declaração conjunta.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados