Internacional
Gates diz ser possível erradicar poliomielite, HIV e malária em 20 anos
Magnata americano também fez um alerta para a crise global de saúde
O filantropo e cofundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou nesta terça-feira (24) que está otimista em erradicar a poliomielite, a malária e o HIV nos próximos 20 anos.
O empresário americano deu uma declaração sobre o assunto durante um discurso em uma audiência na Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.
"Sou otimista principalmente devido ao progresso alcançado em inovação. Acredito que não só podemos erradicar a poliomielite e a malária, mas todas as doenças contagiosas e até mesmo o HIV. Isso é possível nas próximas duas décadas", declarou o magnata.
Gates também destacou que a União Europeia está "muito comprometida com a inovação na produção de vacinas concebidas e produzidas" no continente. O empresário também destacou que a BioNTech está trabalhando com sua fundação para desenvolver vacinas contra malária, HIV e tuberculose.
Em seu discurso em Bruxelas, o filantropo fez um alerta sobre a crise global de saúde que o mundo está enfrentando atualmente, especialmente nos países mais pobres.
"Ao contrário da pandemia, que chegou sem o nosso conhecimento e não foi causada por humanos, esta crise é em grande parte criada por nós mesmos. A pobreza e a fome estão aumentando pela primeira vez e mais crianças morreram este ano do que no ano passado", declarou.
O cofundador da Microsoft também lamentou os cortes de ajuda externa em todo o mundo, especialmente dos Estados Unidos, que é seu país natal.
"Há crianças que morrem por causa do HIV e que teriam sido protegidas com o uso de medicamentos que custam apenas 12 centavos por dia. Já vemos os efeitos da desnutrição, uma praga terrível que está aumentando seriamente, e também vemos que o risco de uma nova pandemia é maior porque, quando os sistemas de saúde desses países em desenvolvimento entram em colapso, o monitoramento cessa", finalizou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados