Internacional
Em carta, Trump diz ao Congresso que ataque ao Irã foi feito para evitar escalada
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta ao Congresso americano em que fornece detalhes sobre os ataques a instalações americanas no sábado, segundo informou hoje a Casa Branca. Na missiva, o republicano diz que a ofensiva foi desenhada para ser "limitada em escopo e propósito".
Trump explica que tropas ou outros locais militares iranianos não foram atingidos, nem forças terrestres foram mobilizadas. "A missão foi planejada e executada de maneira a minimizar baixas, impedir ataques futuros e limitar o risco de escalada", ressalta.
O presidente americano vinha sendo criticado por lideranças parlamentares por não ter pedido autorização ao Congresso. Segundo Trump, a ação militar foi "consistente" com a responsabilidade de proteger cidadãos americanos nos EUA e no exterior.
"Os Estados Unidos tomaram essa ação necessária e proporcional, consistente com o direito internacional, e estão prontos para tomar medidas adicionais, conforme necessário e apropriado, para lidar com novas ameaças ou ataques", destaca.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados