Internacional
Ataque dos EUA ao Irã não visa mudança de regime, diz secretário
Internacional, EUA, Irã, ataque
"O ataque norte-americano contra o Irã teve o objetivo de atingir a capacidade nuclear país árabe e não uma mudança de regime do país árabe". Essa declaração foi feita, neste domingo pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, em coletiva de imprensa. O secretário diz que os Estados Unidos estão preparados para eventuais retaliações e que há canal para diálogo pela paz.


Na meia-noite de sexta para sábado, os americanos lançaram bombas em três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. A justificativa é que o Irã estaria perto de produzir uma bomba atômica, o que seria uma ameaça aos Estados Unidos e aliados, no caso Israel.
Os iranianos negam isso; e afirmam que o programa nuclear é para fins pacíficos. Por meio das redes sociais, o ministro das relações exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que os Estados Unidos, cometeram uma grave violação da Carta da ONU, do direito internacional e do TNP ao atacar as instalações. Ele disse que as regras internacionais permitem uma resposta em legítima defesa e que o Irã reserva-se todas as opções para defender sua soberania e seu povo.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse, nesse sábado, que o ataque dos Estados Unidos ao Irã é uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais. O secretário apelou aos países para que diminuam a tensão e cumpram as suas obrigações de acordo com a Carta das Nações Unidas e do direito internacional.
1:21
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados