Internacional
Inclinação do Congresso dos EUA para declarar guerra ao Irã é incerta, diz analista à Fox News
O analista de segurança nacional Hal Kempfer disse hoje, 21, que a inclinação do Congresso americano a uma declaração de guerra ao Irã é uma incógnita. "Não há declaração de guerra. Não temos declarações de guerra desde a Segunda Guerra Mundial. Não sei se o Congresso estaria muito inclinado a declarar guerra ao Irã", afirmou, em entrevista à Fox News.
A Constituição dos Estados Unidos estabelece que o poder de declarar guerra pertence exclusivamente ao Congresso americano. "Pela lei, o relógio já começou a contar", avaliou Kempfer.
"É certamente justo dizer que Irã e Israel estão em guerra, e agora os EUA entraram como parte desse conflito ao lado de Israel", acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite deste sábado que os EUA fizeram um "ataque bem-sucedido" às três maiores instalações nucleares no Irã: Fordow, Natanz e Esfahan.
De acordo com Kempfer, o Irã não tem estrategicamente o mesmo peso de antes e pode ter dificuldades de proteger o seu povo. "Eles não podem usar aquele espectro de, bem, podemos desenvolver uma bomba nuclear. Essa capacidade foi removida, foi tirada da mesa, e essa era a grande ameaça estratégica que o Irã representava", avaliou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados