Internacional
Israel ataca instalação nuclear do Irã em Isfahan; AIEA descarta risco radiológico
Alvejada no ataque, a usina de Isfahan estava sob monitoramento da AIEA e era utilizada para a produção de centrífugas.
A Força Aérea de Israel atacou na madrugada deste sábado (21) a usina de Isfahan, uma importante instalação nuclear do Irã dedicada à produção de centrífugas usadas para enriquecer urânio.
De acordo com o o diretor-geral Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, não havia material nuclear na usina, por isso não há risco de consequências radiológicas. Ele acrescentou que a usina é bem conhecida pela AIEA, e estava sob monitoramento da agência, com câmeras de segurança instaladas.
"Uma unidade de produção de centrífugas na cidade iraniana de Isfahan foi atingida. Esta é a terceira unidade desse tipo alvo de ataques israelenses contra instalações nucleares iranianas na semana passada", disse Grossi.
Desde a noite de 13 de junho Israel vem promovendo uma série de ataques ao Irã como forma de pressionar o país a abandonar seu programa nuclear. Os ataques ocorrem com a chancela do governo dos EUA. Nos últimos dias, o presidente norte-americano, Donald Trump, vem sinalizando uma entrada dos EUA no conflito, e chegou a exigir a "rendição incondicional" do Irã.
O Irã nega que seu projeto nuclear tenha um componente militar. A AIEA também não encontrou evidências concretas de que o país esteja desenvolvendo um programa de armas nucleares.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados