Internacional
EUA e Israel devem terminar o conflito com o Irã o mais rápido possível, diz professor
Os EUA e Israel devem terminar o conflito com o Irã o mais rápido possível, porque a situação não está a favor deles, uma derrota pode estar esperando Tel Aviv, disse o professor da Universidade de Helsinque e especialista em geopolítica, na rede social X.
"Acho que nós atingimos certo ponto de não retorno. Israel e os EUA devem rapidamente terminar o conflito, porque a matemática não está a favor deles. É o que eles estão tentando fazer desde a quinta-feira [passada]. Isto é, causar o máximo de dano ao regime iraniano. Quando o colapso não ocorreu, o risco de Israel sofrer derrotas humilhantes começou a aumentar, então Trump interveio com suas ameaças, que são extremamente impopulares nos EUA", escreveu ele.
A missão do Irã à ONU anunciou evidências crescentes de envolvimento dos EUA no conflito com Israel.
As declarações relacionadas estão contidas em uma carta do representante permanente do Irã ao secretário-geral da ONU, António Guterres.
O documento observa que as palavras do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o assassinato do líder supremo do Irã, bem como ameaças de atacar instalações nucleares, são "flagrantes e grosseiras" violações do direito internacional.
Ontem (18), o líder dos EUA emitiu um "ultimato final" a Teerã e ameaçou atacar as instalações nucleares da República Islâmica.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados