Internacional
Papa se encontra com descendentes de Churchill e Gandhi
Grupo faz parte de projeto que recorda fim da 2ª Guerra Mundial
O papa Leão XIV recebeu nesta quarta-feira (18) em uma audiência no Vaticano os descendentes de alguns dos principais protagonistas da Segunda Guerra Mundial, que criaram um projeto por ocasião do 80º aniversário do fim do conflito.
O líder da Igreja Católica viu parentes dos ex-premiês britânico e japonês Winston Churchill e Hideki Tojo, respectivamente, do líder espiritual indiano Mahatma Gandhi, e do oficial nazista Amon Goth. Todos eles fazem parte de um projeto chamado "Hope80", nascido em março no Nepal.
"Neste delicado momento histórico, a Hope80 é uma peregrinação organizada para o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e do uso da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Juntos, os bisnetos dessas figuras históricas carregam a tocha da esperança para o mundo, na esperança de um futuro de paz, sem armas e livre da energia nuclear", declarou Jun Ichikawa, embaixador na Itália do movimento "Chama da Esperança".
O missionário xaveriano Paulin Batairwa Kubuya, subsecretário do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, avaliou que o projeto é altamente significativo e diz acompanhar a iniciativa com grande atenção, pois "se baseia no diálogo, em particular entre pessoas de diferentes religiões".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados