Internacional
Chanceler alemão apoia Israel: 'Faz trabalho sujo para nós no Irã'
Governo Netanyahu iniciou guerra contra país persa em 13/6
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, expressou nesta terça-feira (17), à margem da cúpula do G7 no Canadá, forte apoio a Israel por seus ataques contra o Irã.
"Este é o trabalho sujo que Israel está fazendo por todos nós. Também somos vítimas", afirmou ele em entrevista à emissora ZDF, enfatizando que este regime "trouxe morte e destruição ao mundo".
Segundo o chanceler alemão, se Teerã "não recuar, a destruição completa do programa nuclear iraniano está na agenda, algo que Israel não pode conseguir sozinho".
Além disso, Merz reforçou que a liderança iraniana foi enfraquecida pelos ataques de Israel nos últimos dias e provavelmente não retornará à sua antiga força.
"Este regime está muito enfraquecido e provavelmente não retornará à sua antiga força, tornando o futuro do país incerto. Teremos que esperar para ver", declarou ele à emissora Welt.
À margem da cúpula do G7, o alemão também acrescentou que a oferta europeia de assistência diplomática, caso as negociações sejam retomadas, continua válida como antes da ofensiva deflagrada pelo governo de Benjamin Netanyahu.
"Se uma nova situação surgisse, Alemanha, França e Reino Unido estariam novamente preparados para fornecer assistência diplomática, como estavam até quinta-feira passada", concluiu.
A guerra contra o Irã foi deflagrada por Israel em 13 de junho, com o objetivo de desmantelar o programa nuclear do país persa e evitar que o regime dos aiatolás desenvolva uma bomba atômica.
Teerã, no entanto, assegura que suas atividades de energia nuclear têm apenas fins pacíficos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados