Internacional
Rússia condena ataques 'ilegais' de Israel; Emirados Árabes pedem que Irã reduza tensões
Os ataques intensos e contínuos do lado israelense contra "instalações nucleares pacíficas" no Irã são "ilegais" do ponto de vista do direito internacional, criam ameaças inaceitáveis à segurança internacional e empurram o mundo para uma "catástrofe nuclear", cujas consequências serão sentidas em todos os lugares, inclusive em Israel, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta terça, 17.
O comunicado apela para que a liderança israelense recue imediatamente nos ataques a instalações nucleares. "A postura confrontacional e as ações destrutivas de Israel são compreendidas e apoiadas apenas pelos Estados que são seus verdadeiros cúmplices e agem por motivos oportunistas", pontua a nota.
O ministério afirmou ainda que a solução almejada só pode ser alcançada de forma confiável por meio de diplomacia e negociações. "A Rússia observa as claras declarações iranianas de adesão ao tratado de não-proliferação e a prontidão para retomar os contatos com os EUA", acrescenta.
Emirados Árabes
O presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan, expressou apoio à população iraniana e pediu a redução de tensões com Israel em ligação telefônica com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. A declaração foi feita hoje em publicação no X pelo diretor de Comunicações Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores dos EAU, Afra Al Hameli.
Na ligação, Al Nahyan discutiu os "últimos desdobramentos no Oriente Médio e suas graves implicações para a paz e a segurança regionais". Ainda de acordo com a publicação, o presidente destacou que os Emirados continuam a promover diálogos com outros países e atores relevantes "para ajudar a reduzir as tensões e apoiar os esforços para restaurar a segurança e a estabilidade na região", afirmou Al Hameli.
O líder dos EAU também reiterou o apoio do país a iniciativas diplomáticas de pacificação. "Sua Alteza reafirmou o compromisso dos Emirados com qualquer iniciativa voltada a alcançar esse objetivo", acrescentou o porta-voz.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados