Internacional
Cardeal conservador pede fim de restrições a missas em latim
Norte-americano Burke disse ter feito apelo ao papa Leão XIV
O cardeal ultraconservador norte-americano Raymond Burke disse ter pedido ao papa Leão XIV o fim das medidas que limitam a celebração da missa tradicional em latim nas dioceses.
Burke discursou em uma conferência em Londres organizada pela Sociedade da Missa em Latim da Inglaterra e País de Gales, dizendo aos participantes que espera que o novo pontífice "ponha fim à perseguição" aos católicos que desejam celebrar a missa com "o uso mais antigo" da liturgia romana.
O norte-americano, que é prefeito emérito da Assinatura Apostólica e ex-patrono da Ordem de Malta, foi um dos palestrantes convidados para a conferência sobre fé e cultura.
"Certamente já tive a oportunidade de expressar isso ao Santo Padre", declarou o cardeal norte-americano por videoconferência.
"Espero que, o mais breve possível, ele comece a estudar esta questão", acrescentou o religioso, considerado um dos líderes da ala mais conservadora da Igreja, segundo o portal da Agência Católica de Notícias.
Burke foi um dos maiores críticos do papa Francisco dentro da Igreja Católica, principalmente depois que o argentino reafirmou que missas em latim só podem ser celebradas com autorização expressa do Vaticano.
Há alguns anos, Jorge Bergoglio deixou claro que o uso de igrejas paroquiais por grupos que celebram a missa em latim e a utilização do missal antigo por padres ordenados após a "Traditionis custodes" devem ser autorizados diretamente pela Santa Sé.
Com isso, cabe apenas ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos avaliar caso a caso eventuais pedidos levados aos bispos para o uso do missal tão caro aos tradicionalistas, aprovado por João XXIII em 1962, antes do Concílio Vaticano II, que autorizou missas em todos os idiomas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados