Internacional
Em comunicado, líderes do G7 dizem que o Irã nunca poderá ter armas nucleares
Os líderes do G7 reunidos nas montanhas Kananaskis, no Canadá, divulgaram na noite da segunda-feira, 16, um comunicado conjunto em que reiteram o "compromisso com a paz e a estabilidade no Oriente Médio" e pedem a "ampla distensão das hostilidades" na região, "incluindo um cessar-fogo na Faixa de Gaza".
O texto afirma que Israel "tem o direito de se defender" e que o Irã é a "principal fonte de instabilidade regional e terror". "Temos sido consistentemente claros de que o Irã nunca poderá ter uma arma nuclear", diz o comunicado.
"Permaneceremos vigilantes às implicações para os mercados internacionais de energia e prontos para coordenar, inclusive com parceiros com ideias semelhantes, a salvaguarda da estabilidade do mercado", conclui o texto assinado pelos líderes do G7.
O comunicado conjunto foi divulgado após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado que deixaria o encontro antecipadamente para se reunir com o Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca para discutir a situação no Oriente Médio.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil