Internacional
Ataque de Israel deixa mortos perto de centro de ajuda em Gaza
Ao menos 200 civis palestinos ficaram feridos por disparos
A Defesa Civil de Gaza, administrada pelo Hamas, anunciou que 20 civis que buscavam ajuda humanitária foram mortos por disparos israelenses no sul do enclave palestino, nesta segunda-feira (16).
De acordo com o porta-voz Mahmud Bassal, citado pela AFP, outras 200 pessoas ficaram feridas por tiros perto do local de distribuição de ajuda em Rafah e precisaram ser levadas para hospitais da região.
"20 mártires e mais de 200 feridos por tiros da ocupação foram transferidos para o hospital de campanha da Cruz Vermelha na área de Al-Mawasi, em Khan Yunis, e depois para o hospital Nasser", disse ele.
Bassal explicou que os palestinos aguardavam para chegar a um centro de ajuda operado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA, em Rafah, "quando as forças de ocupação abriram fogo".
Este é o mais recente dos tiroteios que já mataram dezenas de palestinos que tentam obter alimentos desde o lançamento do novo sistema de distribuição, após um bloqueio total de cerca de três meses.
Apesar da pressão internacional devido à guerra e à crise humanitária no enclave, as forças israelenses são acusadas de atacar civis palestinos, incluindo em centros de ajuda humanitária.
Hoje, entretanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu aumentar a ajuda a Gaza.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados