Internacional
Chefe da OTAN quer que todos os países membros aumentem os gastos militares para 5% do PIB
A maioria dos aliados dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) endossa a exigência do presidente Donald Trump de que eles invistam 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em suas necessidades de defesa e estão prontos para aumentar ainda mais os gastos com segurança, disse o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, nesta quinta-feira, 5.
"Há um amplo apoio", afirmou Rutte aos repórteres após presidir uma reunião dos ministros da defesa na sede da aliança em Bruxelas. "Estamos muito próximos", pontuou ele, e acrescentou que tem "total confiança de que chegaremos lá" até a próxima cúpula da Otan, em três semanas.
Ao mesmo tempo, alguns se recusaram a atender às exigências dos EUA de investir 5% do PIB em defesa - 3,5% em gastos militares essenciais e 1,5% em estradas, pontes, aeródromos e portos marítimos necessários para mobilizar exércitos mais rapidamente.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados