Internacional
Trump veta visto a estudantes estrangeiros em Harvard
Universidade chamou medida de 'retaliação'
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última quarta-feira (4) ter vetado o visto a estudantes estrangeiros na universidade de Harvard, que, por sua vez, definiu a medida como "retaliação".
"Decidi que é necessário limitar o ingresso de cidadãos estrangeiros que buscam entrar nos EUA exclusivamente ou principalmente para participar de um curso de estudos em Harvard ou em um programa de intercâmbio oferecido pela universidade", diz comunicado em nome de Trump.
Ainda na quarta, Harvard respondeu à ordem do Executivo, a qual chamou de "a enésima ação retaliatória ilegal do governo, em violação aos direitos da Primeira Emenda de Harvard".
"Harvard continuará a proteger seus estudantes internacionais", declarou um porta-voz da instituição.
Na semana passada, o Departamento de Segurança Interna enviou à universidade um "aviso de intenção de retirada" do programa para estudantes e visitantes de intercâmbio, o Student and Exchange Visitor Program (Sevp).
O aviso, com cinco páginas, elencou diversos motivos pelos quais o governo lançou a medida para barrar Harvard de acolher estudantes estrangeiros, entre eles, há a acusação que a instituição "não cumpriu as obrigações de prestação de contas relativas aos estudantes internacionais e não mantém um ambiente livre de violência e antissemitismo".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados