Internacional
Trump apela ao abandono do teto da dívida pública dos EUA para evitar 'catástrofe econômica'

O presidente dos EUA, Donald Trump, apelou nesta quarta-feira (4) para uma desistência completa do teto da dívida pública dos EUA "para evitar uma catástrofe econômica" diante da crescente probabilidade de inadimplência nos Estados Unidos.
"O limite da dívida deve ser totalmente abolido para evitar uma catástrofe econômica. É demasiado devastador para ser colocado nas mãos de políticos que podem querer usá-lo apesar do efeito horrendo que poderia ter no nosso país e, indiretamente, até mesmo no mundo", escreveu Trump na sua rede social Truth Social.
Segundo estimativas dos analistas, os EUA podem estar à beira da falência em agosto se os republicanos e democratas no Congresso não concordarem em aumentar o teto da dívida. A questão do aumento do limite de endividamento tem sido usada com frequência nos últimos anos em disputas políticas entre dois partidos dos Estados Unidos.
Anteriormente, a primeira diretora-geral adjunta do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, apelou aos EUA para reduzir o seu déficit orçamentário e resolver a crescente dívida externa.
"O déficit orçamentário dos EUA é muito grande e precisa ser reduzido [...] nos EUA, deve haver uma política fiscal que atenda aos requisitos de redução da dívida para o PIB ao longo do tempo", disse Gopinath ao Financial Times, acrescentando que a relação dívida-PIB dos EUA está em constante crescimento.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira