Internacional
Alckmin: Nova tarifa dos EUA vai encarecer o aço e alumínio no mundo
Baixar
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o aumento de 25% para 50% da sobretaxa sobre o aço e o alumínio importados pelos Estados Unidos não afeta apenas ao Brasil, mas vai encarecer os produtos em todo mercado internacional desses insumos. A declaração foi nesta quarta-feira após a inauguração do Parque Solar de Arinos, em Minas Gerais.


O presidente em exercício também ressaltou que o Brasil é o segundo maior comprador do carvão siderúrgico americano, e que o país pratica tarifa zero para oito dos dez principais produtos que os Estados Unidos vendem no mercado brasileiro.
A nova sobretaxa sobre o aço e o alumínio, agora de 50%, foi anunciada há menos de três meses após a imposição da primeira tarifa, então em 25%, sobre os mesmos produtos. A taxação definida pelo governo de Donald Trump é uma forma de protecionismo às siderúrgicas americanas, sob alegação de forçar a reindustrialização do país. A medida é vista com preocupação por entidades como a Associação Brasileira do Alumínio e o Instituto Aço Brasil.
*Com informações da Agência Brasil
Internacional A sobretaxa de importação destes produtos passou de 25% para 50% Brasília 04/06/2025 - 21:55 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional sobretaxação do aço Geraldo Alkimim quarta-feira, 4 Junho, 2025 - 21:55 2:17
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados