Internacional
México: partido governista se encaminha para controle da recém-eleita Suprema Corte
O partido governista Morena, do México, parece estar se encaminhando para o controle da Suprema Corte, de acordo com as contagens preliminares de votos da primeira eleição judicial do país.
Enquanto os votos ainda estavam sendo contados nesta terça-feira, 3, para a maioria dos 2.600 cargos de juiz federal, estadual e municipal em disputa nas eleições de domingo, 1º, os resultados chegaram para os nove cargos da Suprema Corte.
A maioria dos juízes recém-eleitos compartilha fortes vínculos e alinhamentos ideológicos com o partido governista, transferindo uma alta corte, antes bastante equilibrada, para as mãos do mesmo partido que reformulou o sistema para eleger juízes pela primeira vez.
Especialistas alertaram que a mudança prejudicaria os equilíbrios na nação latino-americana: o partido do governo estaria agora próximo de controlar todos os três poderes, e a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e seu partido teriam um caminho mais fácil para avançar sua agenda.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados