Internacional
Giuseppe Bergoglio, primo do papa Francisco, morre na Itália
Parente do ex-pontífice tinha 87 anos e vivia em Robella
O italiano Giuseppe Bergoglio, primo de sétimo grau do falecido papa Francisco, morreu na cidade de Robella, na região do Piemonte.
O parente do argentino Jorge Mario Bergoglio, morto em 21 de abril na Casa Santa Marta, no Vaticano, tinha 87 anos e será velado na principal igreja do município na próxima terça-feira (3).
A família Bergoglio tem fortes raízes em Robella, no norte da Itália. O primeiro chegou no final do século 16 e seu nome era Messer Giò Giacomo.
O ancestral comum entre Giuseppe e Jorge é Giovanni Battista, nascido em 1665 na pequena cidade. A linhagem permaneceu unida na região até o século 18, quando os irmãos Giovanni Giacomo e Giovanni Battista Zenone se separaram.
O primeiro permaneceu em Robella, enquanto o segundo deixou o então vilarejo e se mudou para Portacomaro, onde nasceu a parte da família que quase 200 anos depois deixaria a Itália para a Argentina.
Carla Rabezzana, de 94 anos, é uma prima de Francisco que ainda vive em Portacomaro e sempre manteve contato próximo com o antigo pontífice. Ainda há registros de familiares do argentino em Tigliole, onde mora sua prima Delia Gai.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados