Internacional
Maduro chama de 'loucura' a declaração do premiê britânico sobre a preparação para a guerra
O presidente venezuelano Nicolás Maduro chamou o primeiro-ministro britânico Keir Starmer de "descarado e louco", após ele declarar recentemente que seu governo busca desenvolver a inovação "em ritmo de guerra".
Em seu programa Con Maduro Más, o presidente questionou a posição do político britânico, que acrescentou que sua prioridade será fortalecer a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e seus laços com os Estados Unidos.
"Um primeiro-ministro de um país tão poderoso como o Reino Unido pode estar em sã consciência falando em preparação para a guerra? É ético, é moral falar em querer guerra? A humanidade precisa de mais guerras?", questionou.
"Da Venezuela, dizemos: chega de guerras. A humanidade precisa de paz. É loucura a Europa falar de guerra", acrescentou. O presidente venezuelano enfatizou que as palavras de Starmer não dizem respeito aos interesses do povo britânico, mas sim aos de uma elite militarista.
"Acredito que ele fala em nome de uma elite completamente decadente e desgastada e dos negócios que eles fazem com a fabricação de armas", ponderou.
Maduro lembrou que há 80 anos "o Exército Vermelho venceu a guerra contra os nazistas e libertou toda a Europa" e criticou o fato de que "80 anos depois, eles [a Europa] dizem que uma grande guerra está chegando e que estão se preparando para ela".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados