Internacional
Turquia se prepara para sediar 2ª rodada de conversações entre Rússia e Ucrânia
A cidade turca de Istambul se prepara novamente para receber as delegações russa e ucraniana na 2ª rodada de negociações sobre a resolução do conflito ucraniano. Está previsto que as partes discutam seus projetos de memorando de cessar-fogo.
A primeira rodada foi realizada em 16 de maio passado, pela primeira vez desde a primavera de 2022, quando o processo de negociação foi interrompido devido à pressão exercida pelo Ocidente sobre Kiev. A atual iniciativa foi anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que propôs a Kiev retomar os contatos diretos sem condições prévias, com o objetivo de chegar a uma possível solução do conflito.
A composição da delegação russa na segunda rodada não mudou, ela é liderada pelo assessor presidencial russo Vladimir Medinsky e inclui:
Por sua vez, a Ucrânia, que enviou sua delegação para a primeira rodada de negociações com 24 horas de atraso, não respondeu imediatamente à proposta da parte russa de realizar a reunião em 2 de junho. Após vários dias de silêncio, Vladimir Zelensky aprovou a composição da equipe de negociação, que inclui 14 pessoas, enquanto durante a primeira rodada de negociações a delegação era formada por 12 pessoas, entre elas:
A posição da Rússia sobre a situação na Ucrânia é clara, o principal é eliminar as causas profundas da crise, disse Vladimir Putin após uma conversa telefônica com seu homólogo dos EUA, Donald Trump.
No final da primeira rodada de negociações em Istambul, o chefe da delegação russa declarou que Moscou estava satisfeita com o resultado das negociações com a parte ucraniana. Foi anunciado uma troca de prisioneiros com a Ucrânia sob a fórmula 1.000 por 1.000, que foi realizada com sucesso em três etapas de 23 a 25 de maio.
Além disso, o chefe da delegação russa sublinhou que as partes concordaram em apresentar detalhadamente sua visão de um possível cessar-fogo futuro, após o qual o processo de negociação continuaria.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados