Internacional
Witkoff rejeita contraproposta do Hamas: 'completamente inaceitável'
A resposta do movimento palestino Hamas à proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo na Faixa de Gaza é completamente inaceitável e representa um retrocesso para as partes nas negociações, afirmou o enviado especial do presidente dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
"Recebi a resposta do Hamas à proposta dos EUA. É completamente inaceitável e só nos representa um retrocesso", disse, neste sábado (31), o enviado através de suas redes sociais.
Witkoff acrescentou que o Hamas "deve aceitar" a proposta de Washington como base para as negociações, que podem começar na próxima semana.
"Essa é a única maneira de fecharmos um acordo de cessar-fogo de 60 dias nos próximos dias, no qual metade dos reféns vivos e metade dos falecidos retornarão para suas famílias e no qual poderemos ter, nas negociações de proximidade, negociações substantivas de boa-fé para tentar alcançar um cessar-fogo permanente."
Observadores israelense notaram que esta é a primeira vez que o enviado norte-americano trata de sua proposta como um trampolim para tratativas maiores.
Confira detalhes da resposta do Hamas
Mais cedo, o Hamas movimento palestino que governa o enclave da Faixa de Gaza, havia enviado sua contraproposta aos Estados Unidos para um novo acordo de cessar-fogo de 60 dias. Segundo informações obtidas pelo canal Al-Araby TV, a proposta palestina estabelecia um cronograma para a libertação dos reféns ainda presos na Faixa de Gaza.
Quatro reféns seriam libertados no primeiro dia, dois no 30º dia e outros quatro no 60º. Os corpos dos reféns falecidos também serão devolvidos em três lotes. No 10º, 30º e 50º dias do cessar-fogo.
Enviadas a Steve Witkoff, a contraparte palestina também inclui uma gama de termos para que seja iniciadas negociações de um cessar-fogo permanente.
Segundo a rede televisiva libanesa Palestine Today, a resposta do Hamas pede que o presidente norte-americano Donald Trump garanta a adesão de Israel ao cessar-fogo temporário.
No primeiro dia de trégua, negociações mediadas terão início para um cessar-fogo permanente e a retirada completa da ocupação israelense do enclave. O Hamas pede que Witkoff lidere as negociações até que um acordo final seja alcançado.
Dado o aceite dos termos, um governo tecnocrático independente deve assumir o governo da Faixa de Gaza no dia seguinte ao cessar-fogo permanente.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados