Internacional
Ataque com míssil russo mata criança e fere outra na Ucrânia, diz autoridade ucraniana
Um míssil russo atingiu uma região da linha de frente na Ucrânia neste sábado, 31, matando uma criança e ferindo outra, segundo informações de uma autoridade ucraniana.
Ainda há incerteza sobre se diplomatas de Kiev participarão de uma nova rodada de negociações de paz proposta por Moscou para o início da próxima semana, em Istambul, Turquia.
Tropas russas lançaram cerca de 109 drones e cinco mísseis contra a Ucrânia durante a noite e ao longo do sábado, informou a Força Aérea ucraniana. Três desses mísseis e 42 drones foram destruídos pelas defesas aéreas, enquanto outros 30 drones não atingiram seus alvos e não causaram danos, segundo o comunicado.
Uma menina de 9 anos foi morta em um ataque à vila de Dolynka, na linha de frente da região de Zaporizhzhia, e uma adolescente de 16 anos ficou ferida, informou o governador de Zaporizhzhia, Ivan Fedorov.
"Uma casa foi destruída. A onda de choque da explosão também danificou várias outras casas, carros e construções auxiliares," escreveu Fedorov no Telegram.
Moscou, por sua vez, não comentou o ataque.
Enquanto isso, 14 pessoas ficaram feridas após drones ucranianos atingirem edifícios residenciais neste sábado na cidade russa de Rylsk e na vila de Artakovo, na região de Kursk, oeste da Rússia, segundo o governador interino, Alexander Khinshtein.
Quatro crianças estão entre os feridos nos dois ataques, que também provocaram diversos incêndios, informou Khinshtein.
Na sexta-feira, Andrii Yermak, um dos principais assessores do presidente ucraniano, disse que Kyiv está pronta para retomar negociações diretas de paz com a Rússia em Istambul na segunda-feira. No entanto, segundo ele, o Kremlin precisa apresentar o memorando prometido com sua posição sobre o fim da guerra, que já dura mais de três anos, antes de as duas delegações se reunirem para negociar.
Em declaração feita na noite de sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou que a Rússia está "minando a diplomacia" ao reter o documento.
"Por alguma razão, os russos estão ocultando esse documento. Essa é uma postura absolutamente bizarra. Não há clareza sobre o formato," escreveu Zelenskyy no Telegram.
Moscou havia afirmado anteriormente que entregaria o memorando durante as negociações.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados